Programar jogos é como a educação física
Acaba de ser editado o livro Cria o Teu Jogo de Computador. É escrito por duas pessoas que percebem profundamente do tema: o Nélio Códices - co-fundador da Battlesheep, uma das mais antigas e profícuas empresas de desenvolvimento de videojogos em Portugal - e Manuel Menezes de Sequeira - professor de programação na Universidade Europeia. E junta duas das minhas coisas preferidas e que me acompanharam durante grande parte da minha vida profissional: videojogos e programação em Scratch.
Mas livros e tutoriais a ensinar como criar jogos é coisa que não falta. Programas de criação de jogos e apps também os há com fartura. O que tem este livro de especial?
Bem, é que o "criar o teu jogo" deste livro não é um fim. Nem sequer é um meio. É um abrir de portas para um mundo maior e para uma forma mais atenta de olhar para o mundo e de aprender.
O livro Cria o Teu Jogo de Computador propõe aos leitores, que podem ser de todas a idades, criar um jogo de Squash (aquela espécie de Ténis que se joga contra a parede, dentro de uma sala). Para isso recorre ao Scratch, que é uma ferramenta de programação criada pelo M.I.T. com o objetivo de simplificar toda aquela parte complexa e chata de "escrever" o código.
No Scratch o nosso programa é construído usando blocos coloridos que encaixam uns nos outros e, sem a necessidade de estarmos sempre atentos à sintaxe, ficamos livres para nos concentrarmos na estrutura e funcionamento do programa. E se é verdade que existem muitas outras ferramentas para criar jogos, muitas simplificam demasiado o processo. Usam objetos, cenários e rotinas pré-fabricadas. Isto permite criar jogos muito rapidamente mas sem toda a parte de aprendizagem de como realmente um programa funciona. No Scratch não: é muito fácil e rápido fazer coisas mexerem-se no ecrã (essencial para "agarrar", sobretudo, as crianças) mas é preciso pensar e fazer várias tentativas até as coisas funcionarem como queremos.
E isso não é um defeito, é uma virtude. Mais: é o ponto absolutamente essencial!
O objetivo deste livro não é dar aos leitores a "receita" para criar o jogo. É ensinar as várias funções do Scratch, é dar exemplos de como resolver vários desafios comuns da programação. E, por fim, permitir aos leitores partirem à descoberta e criarem os seus próprios jogos programas ou animações.
E o que é que isto tudo tem a ver com a educação física?
A disciplina de educação física esteve recentemente nas notícias porque irá passar a contar para a média de acesso ao ensino superior. Essa decisão pode ser discutível, mas a importância de ter uma disciplina de educação física na escola parece-me óbvia. É essencial que as crianças aprendam a importância do exercício físico para uma vida saudável. O objetivo da educação física não é tornar os alunos em atletas.
A programação tem uma relevância semelhante à da educação física. O Scratch e a programação começam a fazer parte dos currículos escolares. E o objetivo não é que os alunos venham necessariamente a tornar-se programadores. O objetivo de ensinar programação é ajudar os alunos a estruturar o seu raciocínio, é ensiná-los a encontrar soluções para problemas novos e fazê-los entender que isso se consegue através de múltiplas tentativas e erros e da perseverança.
A importância de ter uma disciplina de programação nas escolas parece-me óbvia. Fora das escolas também. E o livro Cria o Teu Jogo de Computador é um excelente manual e porta de entrada para alunos, professores, pais e qualquer pessoas de qualquer idade que queira simplesmente exercitar o seu raciocínio.
Obrigado Nélio Códices e Manuel Menezes de Sequeira!