O momento a-ha da realidade aumentada
Uma pequena experiência da produtora Trixi Studios tornou-se algo absolutamente mágico. E ao mesmo tempo demonstra até que ponto o desenvolvimento dos videojogos se democratizou.
A Trixi Studios é um grupo de profissionais de longa data do desenvolvimento de videojogos que se juntaram para explorar as novas fronteiras abertas pela tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada. Já produziram alguns jogos interessantes como Phantogeist ou Lonely Ghousts, mas a sua mais recente experiência com a tecnologia ARKit da Apple conquista-nos pela simplicidade e pela nostalgia.
Conhecem o teledisco da música Take On Me, dos a-ha? Uma banda-desenhada ganha vida e a rapariga que a lê mergulha no mundo desenhado onde se apaixona pelo vocalista da banda. O teledisco fundia as imagens do mundo real e do mundo animado e a transição entre ambos de forma irrepreensível. Ganhou vários prémios nos MTV Video Music Awards de 1986.
Agora imaginem isso a acontecer na vossa sala, em tempo real. É mágico:
E como se o resultado mostrado no vídeo acima não fosse já de pasmar, tudo isto foi feito em apenas dois dias.
Um dos fundadores da Trixi, em entrevista ao The Verge, atribui a rapidez da execução à grande disponibilidade e facilidade de acesso a múltiplas ferramentas de desenvolvimento e de criações feitas pela comunidade. O motor gráfico usado, o Unity, é de utilização gratuita para amadores e pequenas empresas. Os efeitos visuais foram criados com uma extensão para o Unity que custa apenas 20 dólares.
E isto é importante. A acessibilidade das ferramentas de criação é potenciadora em qualquer meio artístico e criativo. Aumenta exponencialmente a riqueza e diversidade de conteúdos e faz brotar inovação.
E, às vezes, faz-se magia.