O jogo português que antecedeu o Pokémon Go
O fenómeno Pokémon Go não dá sinais de abrandar. O seu sucesso deve-se em grande parte ao casamento perfeito entre uma marca extremamente popular e uma mecânica de jogo que obriga os jogadores e percorrer o mundo real para encontrarem todos os Pokémons.
Pode parecer totalmente inovador, mas a verdade é que o Pokémon Go é uma evolução do anterior jogo dos mesmos criadores: o Ingress. E não digo isto com qualquer sentido depreciativo! Mas sim, o Pokémon Go é uma evolução de um jogo de 2013 que tinha um funcionamento semelhante. Até as Pokéstops do jogo são locais usados anteriormente no Ingress.
O que muita gente provavelmente não sabe é que em 2003, dez anos antes do Ingress e treze anos antes do Pokémon Go, uma empresa portuguesa lançava um jogo muito semelhante, baseado na localização geográfica real dos seus jogadores e com "abrigos" situados em locais reais de Portugal. A empresa era a YDreams e o jogo chamava-se Undercover.
Agora reparem bem: Isto foi 4 anos antes do aparecimento dos smartphones como os conhecemos hoje. O iPhone só viria a aparecer em 2007. Vejam só o tamanho minúsculo da única imagem do jogo que consegui recuperar:
Esta era a resolução dos ecrãs dos telemóveis na altura.
Apesar de ter tido uma sequela - Undercover 2: Merc Wars -, o jogo nunca se tornou um fenómeno à escala do Pokémon Go. Mas por outro lado o próprio Ingress também não. Pokémon Go está num nível à parte. Undercover foi, isso sim, mais um excelente exemplo da capacidade de inovação e do talento dos criadores de videojogos portugueses.