Música dos jogos Sega no Spotify
A música é uma componente tão importante nos videojogos como no cinema. Por vezes associamos o som dos videojogos a pequenos "blips" e ao som de sintetizadores, fruto das limitações tecnológicas dos primeiros PCs e consolas, mas isso é como associar as bandas sonoras do cinema ao teclar de um piano tocado ao vivo nos tempos iniciais dos cinematógrafos e do filme-mudo.
Tal como no cinema, a banda-sonora evoluiu e a arte e genialidade dos compositores brilha em conjunto com filmes e videojogos. O melhor exemplo que me ocorre do quanto os dois meios prezam o papel da música é Harry Gregson-Williams, que produziu música maravilhosa tanto para o cinema (Shrek, Kingdom of Heaven, Prometheus) como para os videojogos (Metal Gear Solid, Call of Duty).
Depois ainda há o nível adicional de imersão da música nos videojogos. É que, ao contrário de um filme, a ação e os acontecimentos nos videojogos não estão pré-determinados, dependendo das escolhas e reação de cada jogador. Há toda uma mestria artística e técnica em conseguir que a música se adapte automaticamente ao que está a acontecer no ecrã.
E tudo isto vem a propósito da disponibilização do catálogo de bandas sonoras de jogos da Sega no serviço de streaming de música Spotify. Não é o primeiro caso, mas sendo a Sega uma marca reconhecida irá de certeza chamar a atenção do público menos atento a videojogos.
Aproveito para deixar algumas sugestões:
Títulos como Sonic ou Outrun poderão ser os mais chamativos, mas não deixem de escutar as excelentes bandas-sonoras de Nights e sobretudo de Skies of Arcadia. Poderão surpreender-vos.
E já agora, espreitem o texto que escrevi sobre o "nosso" compositor Pedro Macedo Camacho, que entre muitos trabalhos premiados, está a compor a banda sonora do videojogo multi-milionário Star Citizen.
Alguém tem sugestões de bandas sonoras de jogos ou de filmes que queira partilhar? Deixem-nas nos comentários abaixo.