Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Morpheus está morto, aconteceu no jogo

Imagem de The Matrix Ressurections

 

Um dos mais emblemáticos universos da ficção científica está de volta. As personagens principais também, exceto uma. Mistério? Talvez não. É que a Matrix é mais do que os filmes.

 

(Nota: Este texto contém spoilers sobre os filmes The Matrix. Mas já lá vão 18 anos, não deve ser problema. Quero dizer... vocês também já sabem que o Darth Vader é pai do Luke, certo?)

 

 

 

Depois da trilogia The Matrix ter chegado ao fim, parecia claro que nunca haveria mais filmes. Mas passados 18 anos chega o trailer de The Matrix Resurrections. Keanu Reeves está de volta como Neo e Carrie-Anne Moss retoma o papel de Trinity. Lawrence Fishburne - o Morpheus original - não aparece. Em vez dele temos Yahya Abdul-Mateen II, no que parece ser uma versão mais jovem da personagem ou talvez alguém diferente (embora o ator já tenha entretanto confirmado que se trata de Morpheus).

 

Então, o que aconteceu a Morpheus?

 

Não é mistério. Muito simplesmente, Morpheus morreu nos acontecimentos que se seguiram a The Matrix Revolutions, o último dos três filmes. Mas... se não houve mais filmes, "onde" é que isso aconteceu?

 

Bem, aconteceu na Matrix. Na simulação. Ou seja, no videojogo.

 

Depois do último filme, o "universo" Matrix continuou no jogo The Matrix Online. E este jogo não era apenas uma adaptação dos filmes feita para obter mais algum lucro, era oficialmente a continuação da história, protagonizada e influenciada pelos próprios jogadores num universo online partilhado (aquilo que nos videojogos se chama um MMO: "Massive Multiplayer Online").

 

Capa de The Matrix Online

 

E esta ligação das histórias entre diferentes meios foi uma constante no universo de The Matrix. O prólogo do segundo filme pode ser visto na coleção de curtas metragens de animação "The Animatrix", onde também vemos pela primeira vez algumas personagens que aparecem depois nos filmes. E a ação do jogo "Enter The Matrix" decorre ao mesmo tempo que a do segundo filme, contando partes da história que não apareciam no grande ecrã.

 

Estas outras narrativas sempre foram propositadas e canónicas: faziam parte oficial da história de The Matrix. Eram um entrosamento direto e pensado entre os vários meios, que ainda hoje raramente vemos.

 

No jogo The Matrix Online, Morpheus morreu. Talvez por isso não vemos Lawrence Fishburne como Morpheus no novo filme. Seria certamente uma respeitavel dedicação a todo o histórico do franchise, em todos os meios.

 

Por outro lado, Neo e Trinity também morreram no final de The Matrix Revolutions. E aparecem no novo filme. Portanto... não sei. Mas pareceu-me uma boa desculpa para recordar o genial cruzamento entre os filmes e os videojogos que The Matrix conseguiu fazer.

 

Se quiserem explorar mais este tema, o site Polygon tem uma descrição mais detalhada dos acontecimentos no jogo The Matrix Online e do final de The Matrix Revolutions.

 

E lembrem-se: "tudo o que estou a oferecer é a verdade, nada mais".

publicado às 12:53

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.