Kill Gary - Os maus da fita
Hitman é uma série de videojogos onde vestimos a pele de um assassino a soldo - o Agente 47 - com a sua característica cabeça rapada e código de barras tatuado na nuca. A personagem já teve duas adaptações ao cinema, com qualidade discutível.
O mais recente jogo saiu em março, mas está a ser publicado num formato "série de televisão". Que quer isso dizer? Em vez de ser lançado o jogo completo de uma só vez, vão saindo missões mais ou menos de mês a mês. As missões podem ser compradas à parte por uma fração do que custa habitualmente um jogo completo.
O conceito é interessante, sobretudo porque baixa significativamente a principal barreira à compra de um jogo: o preço. Um jogo novo, de elevada produção, para consolas, custa à volta de 70€. É muito dinheiro para um jogo que podemos até não gostar depois de o experimentarmos.
E a primeira missão do Hitman, quanto custa?
15€. Por apenas 15 euros podem adquirir a primeira missão e a missão de treino. Se gostarem podem ir comprando as missões seguintes por 10 euros cada. Assim não há desculpas para não comprarem o jogo.
Mas, melhor ainda, também há uma aposta clara da editora do jogo na qualidade do seu produto: se o jogo não for realmente bom ninguém vai querer comprar as missões seguintes. E por isso mesmo aplaudo a iniciativa.
"Antigamente" havia editoras a publicar jogos no modelo shareware, em que uma primeira parte do jogo era disponibilizada gratuitameinte e depois quem gostasse podia comprar o jogo completo, mas esse modelo praticamente desapareceu e até as "demos" - demonstrações de jogos gratuitas, com um ou dois níveis - são cada vez mais raras. Por isso esta atitude é mesmo louvável.
E comprar um jogo aos bocados não é uma má experiência?
Bem... as missões de Hitman são tipicamente estórias separadas, cada uma com as suas personagens e cenários específicos, por isso esta estrutura até se adapta bem. Noutros jogos pode não ser boa ideia e degradar a experiência, mas neste caso não há contra-indicações. Resta saber como o público vai reagir e se as vendas vão ser melhores, piores ou indiferentes neste novo modelo.
Exemplos recentes só mesmo em alguns jogos de aventura, como os baseados nas séries The Walking Dead e Game of Thrones, mas esses são projetos concebidos de raiz para este modelo. Hitman, por seu lado, é um jogo inteiro que a editora resolveu vender aos pedaços.
E quando sai o próximo episódio?
Pergunta errada. A questão a colocar, considerando que o jogo vai sendo lançado ao longo de meses, é: "como é que se vai manter a atenção do público durante este tempo todo?"
A resposta foi dada pela agência criativa responsável pela publicidade do jogo.
Para promover o novo Hitman foram convidados dois habituais "maus da fita" de Hollywood: Gary Busey e Gary Cole. Um deles será o alvo numa das missões do jogo. Para decidir qual deles há uma votação do público e ambos os atores vão fazer uma autêncica campanha eleitoral de "Matem-me a mim".
Os vídeos de campanha já começaram a ser publicados e cada ator tenta convencer-nos que é mais vilão que o outro ou que sabe morrer melhor.
OK. É um humor negro que de certeza não vai agradar a todas as sensibilidades, mas para o público-alvo do jogo acho que está muito bem conseguido.
Qual dos Garys terá a honra de ser assassinado pelo Agente 47? Visitem o site, ajudem na escolha e que ganhe o pior.