Jogos para experimentar à borla no fim de semana
É uma tendência recente, embora não seja novidade. Há cada vez mais editoras a deixar os utilizadores descarregar um jogo completo e jogá-lo gratuitamente durante algumas horas ou um certo número de níveis.
Por exemplo, se tiverem uma PlayStation 4 poderão descarregar o jogo Watch Dogs 2, da Ubisoft, e jogar durante 3 horas. Quando o tempo se esgotar, se tiverem gostado, basta comprar o jogo na loja online e continuar a jogar.
Mas Watch Dogs 2 não é o único atualmente disponível. Também podem descarregar uma versão de avaliação de Nioh, o mais recente jogo da Team Ninja, que só é lançado oficialmente em fevereiro. No caso de Nioh poderão guardar os bónus e progresso que fizerem na versão de avaliação e usá-los depois no jogo completo.
E ainda recentemente tivemos outros exemplos, com jogos como Overwatch e o mais recente Call of Duty: Infinite Warfare.
E isso não são "demos"?
Não exatamente. Mas já que falamos no assunto, as demonstrações de jogos que em tempos eram um dado adquirido têm sido cada vez mais escassas. O argumento é, tipicamente, que criar jogos é um processo cada vez mais trabalhoso e demorado e que estar a criar uma "demo" vai ocupar tempo e recursos preciosos. Só que os videojogos são caros e comprar um jogo sem o experimentar primeiro é pedir muita confiança ao jogador.
Não sei se estas versões vêm ocupar esse espaço, mas na verdade fazem-me lembrar um modelo antigo e de grande sucesso nos videojogos: o shareware.
Joga primeiro, paga depois
Na década de 80, e até meados da década de 90, a internet era lenta e acessível a poucas pessoas, geralmente empresas ou instituições como universidades. O software era vendido nas lojas em formato de disquete (mais conhecidas como "o ícone de gravar" pelas gerações mais novas). E a pirataria consistia maioritariamente em copiar disquetes e não em "sacar da net".
Mas alguns criadores de software independentes tiveram a ideia de distribuir os seus programas e jogos gratuitamente. Davam acesso a uma parte, por exemplo ao primeiro capítulo do jogo, e se o utilizador gostasse podia enviar um pagamento aos criadores e receber um código para desbloquear o jogo completo. A quantidade de conteúdo oferecida era substancial e "copiem à vontade" era a mensagem: partilhar com os amigos só trazia vantagens para os criadores dos jogos em shareware.
E o sistema funcionou bem, ajudando ao crescimento de algumas das maiores produtoras de videojogos da atualidade, como a Epic ou a id Software.
Recordações à parte, o que interessa é que há jogos à borla para experimentarem no fim de semana! O Watch Dogs 2 até podem jogar desde já. Divirtam-se!