Há um videojogo a caminho dos Óscares... e um português também
Pela primeira vez na história há um videojogo candidato aos Óscares.
Mais precisamente, trata-se do trailer de 11 minutos para o jogo Everything, que eu próprio já tinha eleito como um dos melhores trailers do passado mês de março.
E o que tem este trailer de especial?
Tal como escrevi na altura: "São 10 minutos de um jogo em que podemos ser tudo, desde pequenas moléculas até gigantescas galáxias, passando por tudo o que existe pelo meio. E tudo isto usa como narração as obras do filósofo Alan Watts, ditas pelo próprio, sobre o significado de «ser». O resultado faz lembrar um episódio do documentário Cosmos (o do Carl Sagan) se fosse realizado por Salvador Dali. Se querem ver algo realmente diferente... é isto."
Uma opinião semelhante tiveram os membros do júri do Vienna Shorts Festival, que em comunicado à imprensa descreveram a curta-metragem como "um filme que, para lá de ser entretenimento, tem fortes temas poéticos e filosóficos" e que "serve um propósito altamente educativo (...) encorajando-nos a deixar os nossos egos dissolverem-se e ganharmos uma nova perspetiva sobre o mundo".
Everything ganhou o prémio do júri na categoria Animação.
Já o prémio do júri na categoria Ficção foi para o lusoamericano Gabriel Abrantes, com a curta metragem Uma Breve História da Princesa X.
Ao ganharem estes prémios, os dois trabalhos ficam desde já na lista de candidaturas aos Óscares do próximo ano.
Parabéns a ambos!