Este é o novo entretenimento
O futuro foi há bocadinho. O Coliseu dos Recreios vai receber a YouBattle.
Enquanto analistas e membros da indústria discutem como o Netflix e outros serviços de vídeo se estão a sobrepor à Televisão "clássica", com os telespetadores cada vez menos dispostos a esperar pela hora de emissão de um programa ou série e a preferirem assistir no dia e hora que lhes der mais jeito, é fácil não reparar que o entretenimento já vai bem mais lá à frente.
Mais do que optar por ver programas de TV (ou programas no formato de TV) de forma não-linear, já há uma enorme audiência a optar por ver outro tipo completamente diferente de vídeos. Vídeos que não foram necessariamente criados por estúdios de Televisão ou grandes produtoras. É todo um novo segmento de entretenimento, que em grande parte está alicerçado nos videojogos. Os meus 2 exemplos preferidos: os Youtubers e os desportos eletrónicos.
Os "vídeos de malta a jogar"
Youtubers é claramente uma designação incorreta. Apesar da inegável relevância do serviço de partilha de vídeos da Google, a verdade é que o verdadeiro colosso dos vídeos de malta a jogar é o Twitch, comprado pela Amazon por mil milhões de dólares em 2014.
Mas não vamos perder tempo em detalhes. O cerne da questão é que há todo um universo de novos entertainers, que se tornaram famosos - aliás, autênticas estrelas - a partilhar vídeos em que jogam videojogos e comentam a experiência. E "famosos" e "estrelas" não são neste caso palavras vãs: estamos a falar de pessoas com milhões de seguidores e receitas anuais milionárias.
Os desportos eletrónicos
Apesar de ainda se poder considerar um nicho, a verdade é que este nicho já atinge audiências astronómicas. Está altamente profissionalizado e os torneios mundiais de alguns jogos atribuem prémios de milhões de dólares aos vencedores. Ah! E também esgotam alguns dos maiores estádios desportivos... numa hora. Mas se isso não bastar como exemplo, a cadeia televisiva norte-americana ESPN abriu recentemente uma secção dedicada aos e-sports.
E em Portugal?
No nosso país têm surgido vários Youtubers com grande audiência e claro talento. O mais referido é tipicamente o Feromonas, mas, fora aqueles que seguem o tema mais de perto, mesmo quem já ouviu o nome e sabe que é popular, tem pouca noção da dimensão do seu sucesso. Quantos seguidores tem o Feromonas? "Pensa num número elevado e multiplica por 100" costuma ser a minha resposta. Tem quase 3 milhões de subscritores no Youtube.
Nos desportos eletrónicos também há uma atividade saudável, incluindo alguns jogadores portugueses a ganharem títulos mundiais.
E enchem estádios?
Bem... O Coliseu serve?
Dia 20 de março vai realizar-se a YouBattle. Duas equipas de Youtubers nacionais vão defrontar-se em vários jogos diferentes, ao vivo, frente a uma plateia que - espero - vai encher o Coliseu dos Recreios. Não é exatamente uma competição. Pela descrição dos organizadores será um espetáculo, uma performance. Haverá uma competição entre as duas equipas, mas numa ótica de boa disposição e convívio e interação com o público. Aliás, alguns espetadores serão convidados a ir ao palco jogar com os seus ídolos. E haverá mais surpresas.
É todo um espetáculo baseado em "malta a jogar", a comentar a experiência e a partilhá-la com o público. Uma nova forma de entretenimento. Um pouco à semelhança do que os DJs foram para a música (assistir a pessoas a meter discos a tocar?), mas num nível ainda mais lato.
O futuro foi há bocadinho. Quase que davam de caras com ele. Este é o novo entretenimento. Agora mesmo.