Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Este é o novo entretenimento

O futuro foi há bocadinho. O Coliseu dos Recreios vai receber a YouBattle.

 

Enquanto analistas e membros da indústria discutem como o Netflix e outros serviços de vídeo se estão a sobrepor à Televisão "clássica", com os telespetadores cada vez menos dispostos a esperar pela hora de emissão de um programa ou série e a preferirem assistir no dia e hora que lhes der mais jeito, é fácil não reparar que o entretenimento já vai bem mais lá à frente.

 

Mais do que optar por ver programas de TV (ou programas no formato de TV) de forma não-linear, já há uma enorme audiência a optar por ver outro tipo completamente diferente de vídeos. Vídeos que não foram necessariamente criados por estúdios de Televisão ou grandes produtoras. É todo um novo segmento de entretenimento, que em grande parte está alicerçado nos videojogos. Os meus 2 exemplos preferidos: os Youtubers e os desportos eletrónicos.

 

Os "vídeos de malta a jogar"

 

Youtubers é claramente uma designação incorreta. Apesar da inegável relevância do serviço de partilha de vídeos da Google, a verdade é que o verdadeiro colosso dos vídeos de malta a jogar é o Twitch, comprado pela Amazon por mil milhões de dólares em 2014.

 

Mas não vamos perder tempo em detalhes. O cerne da questão é que há todo um universo de novos entertainers, que se tornaram famosos - aliás, autênticas estrelas - a partilhar vídeos em que jogam videojogos e comentam a experiência. E "famosos" e "estrelas" não são neste caso palavras vãs: estamos a falar de pessoas com milhões de seguidores e receitas anuais milionárias.

 

Os desportos eletrónicos

 

Apesar de ainda se poder considerar um nicho, a verdade é que este nicho já atinge audiências astronómicas. Está altamente profissionalizado e os torneios mundiais de alguns jogos atribuem prémios de milhões de dólares aos vencedores. Ah! E também esgotam alguns dos maiores estádios desportivos... numa hora. Mas se isso não bastar como exemplo, a cadeia televisiva norte-americana ESPN abriu recentemente uma secção dedicada aos e-sports.

 

E em Portugal?

 

No nosso país têm surgido vários Youtubers com grande audiência e claro talento. O mais referido é tipicamente o Feromonas, mas, fora aqueles que seguem o tema mais de perto, mesmo quem já ouviu o nome e sabe que é popular, tem pouca noção da dimensão do seu sucesso. Quantos seguidores tem o Feromonas? "Pensa num número elevado e multiplica por 100" costuma ser a minha resposta. Tem quase 3 milhões de subscritores no Youtube.

 

Nos desportos eletrónicos também há uma atividade saudável, incluindo alguns jogadores portugueses a ganharem títulos mundiais.

 

E enchem estádios?

 

Bem... O Coliseu serve?

 

Poster YouBattle

 

Dia 20 de março vai realizar-se a YouBattle. Duas equipas de Youtubers nacionais vão defrontar-se em vários jogos diferentes, ao vivo, frente a uma plateia que - espero - vai encher o Coliseu dos Recreios. Não é exatamente uma competição. Pela descrição dos organizadores será um espetáculo, uma performance. Haverá uma competição entre as duas equipas, mas numa ótica de boa disposição e convívio e interação com o público. Aliás, alguns espetadores serão convidados a ir ao palco jogar com os seus ídolos. E haverá mais surpresas.

 

É todo um espetáculo baseado em "malta a jogar", a comentar a experiência e a partilhá-la com o público. Uma nova forma de entretenimento. Um pouco à semelhança do que os DJs foram para a música (assistir a pessoas a meter discos a tocar?), mas num nível ainda mais lato.

 

O futuro foi há bocadinho. Quase que davam de caras com ele. Este é o novo entretenimento. Agora mesmo.

publicado às 16:39

3 comentários

  • Imagem de perfil

    namorado 16.03.2016

    Obrigado pelo comentário, Rita!
  • Sem imagem de perfil

    Sugar Candy 16.03.2016

    De nada!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    imagem de perfil

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2017
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2016
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2015
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.