As mini Nintendo são como o Ferrero Rocher
Ferrero Rocher é um bombom de chocolate que estará eternamente ligado à frase "Ambrósio, apetecia-me algo" na mente coletiva do povo Lusitano. Mas também tinha (tem) outra particularidade: Só se vende nos meses de Outono/Inverno.
A marca já fez vários anúncios a comunicar que "vem aí o calor e por isso o Ferrero Rocher vai deixar de estar à venda" ou que, inversamente, "o calor já passou e o Ferrero Rocher está novamente à venda nas lojas". E onde eu quero chegar com isto é que o Ferrero Rocher não é um produto que o consumidor possa comprar sempre que quer. A Ferrero só o põe à venda em certas alturas.
E o mesmo se passa com as mini Nintendo.
Inicialmente ia escrever um post sobre teorias da conspiração. Em particular sobre a teoria que diz que a Nintendo está a limitar propositadamente o stock da sua nova consola - a Switch - para manter elevado o interesse dos consumidores.
É verdade que a Nintendo Switch tem sido muito difícil de encontrar nas lojas, que recebem poucas unidades de cada vez e as esgotam quase de imediato. Mas a Nintendo explica que isso se deve apenas à grande procura por parte dos consumidores e à dificuldade em produzir mais consolas em número e ritmo suficientes. Realmente, é estúpido pensar que a Nintendo estaria a "deitar dinheiro fora", recusando-se a vender consolas e enfurecendo os potenciais compradores.
Só para ser claro: eu acredito que não há conspiração nenhuma.
Mas...
No ano passado a Nintendo colocou à venda uma versão miniaturizada de uma das suas primeiras consolas: a NES. Foi um sucesso tremendo.
A mini-consola continuou a vender em grande volume e a esgotar constantemente. Até que em abril deste ano a Nintendo disse que não ia produzir mais consolas NES Classic Mini. Até hoje ninguém percebeu porquê.
A única explicação da Nintendo foi que a sua ideia sempre tinha sido produzir a mini consola apenas por um período limitado, mas na prática o que a Nintendo fez foi «"deitar dinheiro fora", recusando-se a vender consolas e enfurecendo os potenciais compradores». Exatamente aquilo escrevi acima sobre a Switch e que seria estúpido pensar que a Nintendo teria interesse em fazer.
É no mínimo estranho.
Mas eis que a Nintendo anunciou hoje que vai voltar a vender a NES Classic Mini a partir do próximo Verão. E também garantiu que a nova SNES Classic Mini (uma nova mini-consola que a Nintendo lançará este mês) vai continuar a ser vendida durante 2018.
São boas notícias! E são também uma indicação que de facto a Nintendo sabe que tem um produto muito apetecível em mãos com estas consolas miniatura. Teremos estas apetecíveis consolas à venda, senão sempre, pelo em certas alturas. Como o Ferrero Rocher.
Porque é que há estes interregnos nas vendas é que não se chega a perceber. Haverá certamente uma explicação razoável, mas qual é não sei dizer.
Tal como nunca percebi porque é que não se vende Ferrero Rocher no Verão. Há frigoríficos. Há gelados todo o ano. Isto deve ser uma conspiração da Ferrero...