Adeus Space Invader
David Bowie foi um génio do mundo da música, catapultado para um nível superior quando apareceu na personagem de Ziggy Stardust a cantar "I'm a Space Invader (...)" e vestido como se fosse um. O génio do "Camaleão" não ficou por aí e, com a sua morte recente, não faltarão artigos e posts em blogs a explicar melhor do que eu porque é que David Bowie merece todos os elogios.
Mas David Bowie também agraciou o mundo dos videojogos. E também o fez de forma diferente e superior a todos os outros. No jogo Omikron: The Nomad Soul, David Bowie não se limitou a contribuir com a banda sonora, não se limitou a participar no jogo enquanto personagem central da história... David Bowie dava concertos ao vivo dentro do jogo.
Em GTA IV, lançado em 2008, era possível passear pela cidade, entrar num teatro ou clube e assistir a um espetáculo de stand up comedy de Ricky Gervais. Foi uma das novidades daquele que já era um dos jogos mais completos e inovadores de sempre.
Mas 1999 - 9 anos antes de GTA IV - já era possível fazer o mesmo em Omikron. O jogo nunca atingiu o patamar de sucesso de Grand Theft Auto, mas já apresentava muitas das características inovadoras do polémico "simulador de crime". Era possível deambular pela cidade e alternar livremente entre passeios, diálogo, lutas e tiroteios.
Mas hoje queria apenas homenagear a participação de David Bowie no jogo com estas duas músicas. A qualidade de imagem e os gráficos não estão ao nível do que estamos habituados nos dias de hoje, mas eram inovadores em 1999.
Something In The Air:
Survive:
Adeus Space Invader!