A máquina de cheirar puns
A realidade virtual não é só para os olhos e ouvidos. É também para o nariz.
Com as habituais férias em agosto e com o acesso à internet algo limitado não acompanhei de perto a Gamescom - uma das principais (para não dizer "a principal") feira de videojogos da europa. Não é tão grande e conhecida como a E3, mas tem crescido em relevância e notoriedade ao longo dos anos, ao ponto de ser uma referência no calendário da indústria de videojogos.
Este ano não a acompanhei de perto, como dizia acima, pelo que ao chegar de férias fui à procura das principais novidades que teriam saído da edição deste ano. Não encontrei muitas. Pelo menos nada realmente novo. Nada... exceto o Nosulus Rift.
O Nosulus Rift é uma clara caricatura dos capacetes de realidade virtual - em particular do quase homónimo Oculus Rift - concebida exclusivamente para o novo jogo do South Park. Com o título South Park: The Fractured But Whole (se não percebem o trocadilho peçam a alguém que saiba Inglês que vos explique), o novo jogo conta com uma personagem principal - o jogador - que tem o poder especial de dar puns. E quando o jogador dá um pum no jogo o Nosulus Rift liberta a correspondente fragrância bem na cara do jogador.
É simples. É parvo. É inútil. É brilhante.
Notem que apesar do vídeo acima ser uma clara paródia, o aparelho é bem real e os vídeos publicados por vários jornalistas a experimentarem o Nosulus Rift são impagáveis. Numa perspetiva algo boçal, admitamos. E a verdade é que acabou por ser a principal novidade da Gamescom que retive na memória. Não porque houvesse algo de mal nos muitos jogos e produtos mostrados na feira, mas porque a dedicação da equipa do jogo a fazer jus ao humor de South Park foi bem além do que seria exigível.