Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Ver para crer

A Sony anunciou duas novas consolas PS4, muito à semelhança do que a Microsoft fez para a Xbox One. Haverá uma PS4 "slim", que é o habitual modelo base da consola, com tamanho menor e consumo mais baixo. E depois haverá um modelo muito mais potente, capaz de correr jogos com mais detalhe e em resolução 4K, que será chamada PS4 Pro.

 

PS4 Pro

 

Isto é basicamente o que a Microsoft anunciou na E3, com a diferença que a Xbox mais potente - a Scorpio - só sai em 2017, enquanto a PS4 Pro chega às lojas já em novembro.

 

Se a estratégia de passar a ter modelos mais potentes de uma mesma geração de consolas é positiva ou negativa é uma dúvida que se mantém, por motivos que já explorei num texto anterior. Mas há outra discussão interessante sobre estes novos modelos.

 

O que interessa mesmo é o HDR

 

Quando se fala nesta nova "semi-geração" de consolas, o 4K é a palavra que mais se ouve. 4K significa maior resolução da imagem e, portanto, mais detalhe visual, tal como o HD significou em relação do SD. Simples. Mas estas novas consolas apostam também numa outra tecnologia: o HDR.

 

O que é isso do HDR?

 

HDR são as iniciais de "High Dynamic Range". O mesmo termo já foi usado noutras tecnologias. Se têm um smartphone recente é bem provável que a máquina fotográfica tenha uma opção HDR, mas que não é exatamente a mesma coisa de que estamos a falar aqui.

 

No que diz respeito às consolas, jogos e filmes e aos ecrãs de televisão onde são visionados, o HDR significa que a imagem tem uma gama de cores muito maior e, sobretudo, uma intensidade de luz muito superior ao que é possível ver nas TVs que não suportam essa tecnologia. Ou seja, há um maior número de cores mas também é possível ver mais detalhe simultaneamente nas zonas brilhantes e nas zonas sombrias de uma mesma imagem.

 

Dito assim pode nem parecer muito, mas a verdade é que, enquanto o salto de uma resolução HD para 4K é pouco perceptível para muitas pessoas, a diferença entre uma imagem sem HDR para uma com HDR salta à vista. Mas, lá está, para saltar à vista é preciso que as pessoas estejam a ver a imagem numa TV que suporte HDR, e somente as TVs mais recentes são capazes de o fazer.

 

Portanto, o maior benefício destas novas consolas é bastante difícil de mostrar aos potenciais compradores numa era em que a maioria da informação é consumida no computador ou no smartphone. A Sony demonstrou a tecnologia na semana passada, num evento para jornalistas. Para quem seguia o evento remotamente, pela transmissão online, houve um momento emblemático:

 

Mark Czerny está a demonstrar o jogo «Days Gone» numa versão sem HDR. A certa altura diz "agora vou ligar o HDR e mostrar-vos as diferenças". E ficámos à espera... sem ver diferença nenhuma... porque a emissão online não era em HDR e, na maioria dos casos, o ecrã onde estava a ser vista a emissão também não. Não se viu diferença, mas não foi porque ela não existisse. Todos os jornalistas que estavam fisicamente presentes no evento disseram que sim, a diferença foi bem visível e um passo de gigante na qualidade visual do jogo.

 

 

Querem ter uma noção de quanto melhor fica a imagem? Eu também. Mas como não foram disponibilizadas versões HDR dos vídeos da apresentação, e como não tenho uma TV com HDR, a única solução é esperar até que apareçam nas lojas ou num qualquer evento algumas unidades de demonstração com jogos a correr em modo HDR ligadas a TVs HDR. Na verdade não é muito diferente dos problemas que existem em mostrar às pessoas os benefícios da realidade virtual.

 

Felizmente não deve faltar muito. A nova PS4 Slim chega às lojas esta semana e a PS4 Pro chega já em novembro.

 

Ainda assim, foi possível ter um vislumbre da diferença nesta parte da apresentação em que a câmara estava apontada a uma TV com HDR no momento em que ativam a funcionalidade. A imagem que vemos não é HDR, mas pelo menos passa a ideia de que há melhorias reais.

 

Comparação de imagem com e sem HDR

 

E a Sony ainda surpreendeu tudo e todos ao anunciar que mesmo as consolas PS4 originais vão suportar HDR através de um update de firmware, já esta semana. Como é que isso é tecnicamente possível é que ainda não está claro, mas isso é assunto para outro texto.

publicado às 18:52

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.