Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Um português e um jogo de 100 milhões de dólares

O jogo Star Citizen conseguiu angariar mais de 100 milhões de dólares para a sua produção. Não é um valor absurdo para um videojogo (pesos-pesados como Call of Duty e GTA têm tipicamente orçamentos nessa ordem de grandeza) mas é um valor totalmente inédito se considerarmos que Star Citizen é um jogo independente e que todo o dinheiro veio das contribuições de particulares: basicamente, pessoas que queriam ver o jogo ser produzido. Star Citizen é um recordista de financiamento nas plataformas de crowdfunding.

 

Como é que o jogo conseguiu esta façanha merecia um estudo em profundidade, mas hoje queria focar-me apenas na música e por isso vou apenas referir que o criador do projeto é um senhor com grande currículo nos videojogos, tendo criado, entre outros sucessos, a saga Wing Commander: chama-se Chris Roberts e já falei nele anteriormente.

 

Mas, como disse, queria focar-me na música deste jogo. E porquê? Porque a banda sonora deste projeto de 100 milhões de dólares está a cargo de um português. E tudo o que junta talento nacional e videojogos chama-me a atenção e dá-me vontade de divulgar.

 

Foto Pedro Camacho

 

Pedro Macedo Camacho foi recrutado para fazer parte da banda sonora do jogo. Ele diz que foi sorte, mas eu desconfio que o seu enorme e óbvio talento também teve influência.

 

Vejam este trailer do jogo, para o qual Pedro Camacho compôs a música em apenas dois dias:

 

 

E o trabalho do Pedro Camacho neste jogo épico não se resume a esse pequeno tema para um trailer. Pedro já escreveu 2.000 páginas de música, que esteve a ser tocada por uma orquestra sinfónica de 85 elementos durante o fim de semana, nas gravações em Bratislava. Mal posso esperar para ouvir.

 

 

Mas um português a criar música para um jogo é assim tão relevante?

 

Claro que sim. A música é tão relevante e essencial num videojogo como num filme e alguns nomes bem conhecidos da 7ª arte têm composto também para os jogos. Veja-se o caso de Harry Gregson-Williams, que compôs para filmes como Shrek, O Novo Diário de Bridget Jones, As Crónicas de NárniaPrometheus e o recente The Martian, mas que foi também responsável pela música de jogos como Call of Duty 4Call of Duty: Advanced Warfare e da saga Metal Gear Solid.

 

Ao trabalhar em Star Citizen, Pedro Macedo Camacho está a criar o pano de fundo musical para atores de topo como Mark HamillGary Oldman e Gillian Anderson. Espero que seja um abrir de portas a novas e grandes oportunidades para este nosso talentoso conterrâneo.

publicado às 18:48

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.