Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Podia ter dado em processo mas deu em bom humor

As empresas de tecnologia adoram processar-se umas às outras. Os videojogos não são exceção e já descrevi alguns casos surreais no passado, naquilo que foi apenas uma pequena amostra. Mas felizmente também existe o reverso da medalha.

 

 

Foi lançado esta semana o jogo Pokémon Go para telemóveis. O jogo é uma "caça ao Pokémon", usando a localização real dos jogadores através do GPS e mostrando as populares criaturas do jogo no formato de realidade aumentada, sobrepostas à imagem captada pela câmara do smartphone.

 

 

Este é apenas o segundo passo da Nintendo no universo dos smartphones, após ter lançado a aplicação social Miitomo. Nenhuma delas está ainda disponível em Portugal, por isso não me vou alongar mais. O tema que nos interessa hoje é o nome "Go".

 

E qual é o problema do nome Go?

 

Bem... a Square-Enix - outra grande editora de videojogos - tem uma série de títulos também para telemóveis chamada precisamente Go. São jogos de puzzle baseados em alguns dos seus mais populares jogos para PC e consolas: Hitman GoLara Croft Go e Deus Ex Go.

 

Cheira-me a processo em tribunal...

 

Mas não! Em vez disso a Square Enix produziu e partilhou no Twitter um pequeno vídeo em que reimagina o jogo Pokémon Go exatamente como se fosse um dos seus jogos, com o mesmo tipo de gráficos e mecânica:

 

 

Saiu muito mais barato à Square-Enix do que um processo em tribunal, deu-lhes uma imagem extremamente positiva junto do público em geral e colocou os meios de comunicação especializados a falar novamente nos seus jogos. Tudo isto conseguido com apenas algumas horas de trabalho, muito bom humor e uma grande dose de fair play.

 

Vénia!

 

E ainda bem que não houve nenhum processo em tribunal. Ainda vinham a descobrir que já havia outro jogo chamado Go desde há vários milhares de anos, também ele já com versões videojogáveis.

publicado às 14:17

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.