Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

O primeiro ransomware que obriga a jogar

O ransomware é um autêntico pesadelo. Uma espécie de vírus que bloqueia o acesso ao computador e exige o pagamento de um resgate (em inglês "ransom") para que o utilizador volte a conseguir usá-lo.

 

Considerando que uma grande parte da nossa vida é atualmente gerida de forma digital, com documentos, informações, fotografias, vídeos pessoais e muito mais guardados nos nossos dispositivos eletrónicos, a pressão para ceder às exigências destes piratas informáticos é enorme. Um "pequeno" pagamento e todo o nosso património digital volta a estar acessível.

 

É um flagelo cada vez mais comum. O que é incomum é um ransomware que, em vez de exigir o pagamento de um resgate para desbloquear o computador, exige que se jogue um videojogo e se consiga uma pontuação elevada.

 

Mas foi isso mesmo que passou pela cabeça de um programador coreano entediado: criou um ransomware que obriga a vítima a conseguir a pontuação de 200.000.000 de pontos no nível de dificuldade supremo do jogo Touhou Seirensen. E chamou-lhe "Rensenware".

 

Imagem do jogo Touhou Seirensen

 

O jogo é particularmente desafiante, sobretudo no nível de dificuldade exigido (que por alguma razão os criadores chamaram nível "Lunático").

 

O programa foi desenvolvido em jeito de piada, sem qualquer má intenção. O Rensenware não exige nenhum pagamento, aliás, nem sequer tem essa possibilidade: é mesmo obrigatório jogar o jogo e obter a pontuação de 200 milhões. Mas conseguir esse feito é tão difícil que o Rensenware tem o potencial de ser ainda mais problemático que um ransomware normal.

 

E infelizmente o programador resolveu partilhá-lo no repositório público de código-fonte GitHub. A seguir foi dormir. Quando acordou, como seria de esperar, a internet tinha tratado de disseminar a sua criação pelo mundo fora.

 

Mas há um final feliz para a história. O autor criou rapidamente um novo programa para neutralizar o Rensenware e publicou-o no GitHub.

publicado às 18:14

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.