Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

O momento a-ha da realidade aumentada

Uma pequena experiência da produtora Trixi Studios tornou-se algo absolutamente mágico. E ao mesmo tempo demonstra até que ponto o desenvolvimento dos videojogos se democratizou.

 

A Trixi Studios é um grupo de profissionais de longa data do desenvolvimento de videojogos que se juntaram para explorar as novas fronteiras abertas pela tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada. Já produziram alguns jogos interessantes como Phantogeist ou Lonely Ghousts, mas a sua mais recente experiência com a tecnologia ARKit da Apple conquista-nos pela simplicidade e pela nostalgia.

 

Imagem de Take On Me

 

Conhecem o teledisco da música Take On Me, dos a-ha? Uma banda-desenhada ganha vida e a rapariga que a lê mergulha no mundo desenhado onde se apaixona pelo vocalista da banda. O teledisco fundia as imagens do mundo real e do mundo animado e a transição entre ambos de forma irrepreensível. Ganhou vários prémios nos MTV Video Music Awards de 1986.

 

Agora imaginem isso a acontecer na vossa sala, em tempo real. É mágico:

 

 

E como se o resultado mostrado no vídeo acima não fosse já de pasmar, tudo isto foi feito em apenas dois dias.

 

Um dos fundadores da Trixi, em entrevista ao The Verge, atribui a rapidez da execução à grande disponibilidade e facilidade de acesso a múltiplas ferramentas de desenvolvimento e de criações feitas pela comunidade. O motor gráfico usado, o Unity, é de utilização gratuita para amadores e pequenas empresas. Os efeitos visuais foram criados com uma extensão para o Unity que custa apenas 20 dólares.

 

E isto é importante. A acessibilidade das ferramentas de criação é potenciadora em qualquer meio artístico e criativo. Aumenta exponencialmente a riqueza e diversidade de conteúdos e faz brotar inovação.

 

E, às vezes, faz-se magia.

publicado às 15:45

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.