Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Museu de videojogos abre em Portugal

Os videojogos são arte? As opiniões divergem, mesmo entre os criadores de videojogos. Pessoalmente não tenho dúvidas: é óbvio que sim.

 

Claro que depende da qualidade e inspiração da obra final. A minha parede da sala está pintada mas não é uma "Pintura". E muitos filmes que aparecem nas salas de cinema dificilmente fazem jus ao termo "sétima arte". Ou, como se ouvia num jingle da defunta rádio Voxx, "não confundir a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras".

 

Mas esta lenga-lenga toda é só para dizer que, sim, os videojogos merecem um museu. Há uma História dos videojogos que, apesar de curta, é riquíssima do ponto de vista tecnológico, artístico e cultural.

 

E não é fácil aos mais jovens ter contacto com essa história e ter a percepção da evolução que os videojogos tiveram desde meados do século passado. À parte coleções pessoais e pequenas exposições em alguns eventos, não existe em Portugal nenhum local de referência que dê a conhecer a herança dos videojogos.

 

Ou melhor... não havia.

 

Logo Nostálgica

 

É já no próximo sábado que abre o Espaço Nostálgica. Um museu de videojogos e tecnologia, fruto do trabalho, esforço e dedicação do colecionador Mário Tavares. Se passaram por eventos como o Lisboa Games Week, FestivalIn ou Maker Faire talvez se tenham cruzado com ele.

 

O Espaço Nostálgica está localizado na Fundação Marquês de Pombal, que cedeu as instalações. Fica na Rua Tomás Ribeiro, nº 18, Linda-a-Velha. E o melhor de tudo é que a entrada será gratuita. Não têm desculpas para não ir.

 

O Espaço Nostálgica terá depois protocolos com universidades e escolas para alguns eventos temáticos pagos. O preçário poderá ser encontrado futuramente no site www.nostalgica.pt.

 

Os videojogos merecem um museu e Portugal merece um museu de videojogos. E o Espaço Nostálgica merece a vossa visita!

 

Cartaz Nostálgica

 

publicado às 08:58

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.