Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

A versão perdida do jogo da paciência

Os videojogos são para todos. Aquela ideia de que os videojogos são uma coisa para crianças está mais que ultrapassada e nunca foi realmente verdade. Hoje em dia até os velhinhos jogam e muito bem lhes faz.

 

Agora, um velhinho de 83 anos lançar um videojogo é que é menos habitual e mais digno de nota. Especialmente se esse velhinho for um político conservador de direita americano e antigo Secretário de Estado da Defesa de George W. Bush, no período dos ataques de 11 de Setembro e da guerra do Iraque. Donald Rumsfeld acaba de lançar um videojogo.

 

Imagem de Churchill Solitaire

 

E que jogo é este? Não é nenhum simulador de guerra, mas sim uma nova versão do jogo da paciência.

 

Esperem! Não vão já embora. Não é apenas uma nova versão. Aliás nem é nova. É uma versão do jogo da paciência muito mais desafiante e que era jogada por nem mais nem menos que... Winston Churchill. Este conjunto de regras estava praticamente esquecido, mas tinha sido ensinado a Donald Rumsfeld por um antigo amigo e protegido de Churchill, chamado Andre de Staercke. Rumsfeld conheceu de Staercke quando foi embaixador na NATO e aprendeu com ele esta variação, agora apelidada de "Churchill Solitaire". Recentemente, Rumsfeld uniu-se à agência Javelin para criar a versão digital do jogo que acaba de ser lançada.

 

 

E para além do nome do Churchill há alguma coisa de interesante neste "Solitário de Churchill"?

 

A resposta é sim. Apesar das regras principais serem as mesmas, a variante de Churchill joga-se com 2 baralhos em vez de 1 e usa um segundo monte de 6 cartas. São estas seis cartas que dão o toque de génio ao jogo. Estas seis cartas só podem ser jogadas para os montes de cartas finais e nunca para sequências de cores alternadas, e têm de ser jogadas pela ordem que saíram. Basta uma pequena distração e o jogo torna-se impossível de vencer. E como há dois baralhos, por vezes é necessário escolher entre jogar uma destas cartas no momento ou guardá-la para mais tarde.

 

Mas melhor que uma explicação por escrito é verem o detalhe das regras neste vídeo:

 

 

E melhor que verem um vídeo das regras é experimentarem o jogo. Churchill Solitaire pode ser descarregado gratuitamente na App Store. De momento só está disponível para iPhone e iPad, mas chegará em breve ao Android. O jogo é gratuito mas têm de pagar se quiserem beneficiar de dicas e da possibilidade de voltar atrás numa jogada mal pensada, entre outros extras. As receitas do jogo revertem para instituições de apoio a veteranos de guerra.

 

P.S.: A expressão "velhinho" é usada com sentido irónico. Velhos são os trapos. Até podia dizer que uso a expressão com todo o carinho, mas estamos a falar do Donald Rumsfeld.

publicado às 18:47

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.