Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

Vida Extra

Aventuras e desventuras no universo dos videojogos.

A festa dos videojogos está de volta a Lisboa

A edição de 2016 da Lisboa Games Week já arrancou. Até domingo, a FIL no Parque das Nações alberga o evento de referência sobre videojogos em Portugal.

 

Foto do recinto da Lisboa Games Week

  

Porquê visitar a Lisboa Games Week?

 

Simples! Porque os videojogos não são apenas consolas ligadas a uma TV. E a Lisboa Games Week faz um excelente trabalho de reunir num mesmo local as muitas e variadas vertentes desta indústria.

 

Sim, estão lá as consolas e os videojogos do momento. Nem podiam faltar. Mas não são apenas os jogos que estão agora a sair para as lojas - temos direito também a um primeiro olhar sobre alguns dos grandes títulos que ainda estão em desenvolvimento. Os Portugueses vão poder jogar pela primeira vez o GT Sport (o novo capítulo do mais famoso simulador de condução), Gravity Rush 2 e Horizon: Zero Dawn. Este último tem hoje direito a uma apresentação extensa por parte de um dos seus criadores, que se deslocou de propósito a Portugal.

 

E por falar em criadores de videojogos... os estúdios portugueses voltam a estar presentes em força. A Lisboa Games Week é uma oportunidade de ouro para conhecerem os excelentes videojogos que estão a ser feitos em Portugal. São demasiados para estar a listar, mas teremos certamente oportunidade para voltar a falar neles em breve.

 

Outras duas vertentes incontornáveis dos videojogos que regressam à Lisboa Games Week são os Youtubers e os desportos electrónicos.

 

Sobre os Youtubers, é fácil pensar que são apenas uns miúdos que se gravam a eles próprios a jogar. Mas garanto que não se consegue o nível de popularidade e sucesso que estes senhores atingem (estamos a falar em alguns casos de milhões de seguidores) sem ter uma boa dose de talento e competência. São autênticos entertainers, conforme já escrevi num texto anterior.

 

Os desportos eletrónicos são outra área que é fácil menosprezar. Afinal, estar sentado numa cadeira a carregar em botões não pode ser um desporto, certo? Não concordo. Participar em competições de videojogos profissionalmente exige uma grande preparação física e mental. Os reflexos, capacidade de comunicação entre membros da equipa, pensamento tático e estratégico, são todos essencias a um bom desempenho e não se adquirem sem esforço, trabalho e disciplina.

 

E os desportos eletrónicos já atingem uma audiência enorme. O suficiente para estarem a entrar na programação de canais de televisão desportivos e para se verem grandes clubes de futebol internacionais a contratar equipas.

 

E é tudo?

 

Nem por sombras. Ainda temos o Cosplay (fãs vestidos das suas personagens favoritas); temos a presença do museu de videojogos Nostálgica; temos variadas lojas relacionadas com a cultura pop...

 

E temos o Ensino.

 

Na Lisboa Games Week deste ano vão estar em foco vários projetos de formação na área de criação de videojogos, incluindo os autores do livro «Cria o Teu Jogo de Computador» de que escrevi recentemente.

 

Sejam fãs de videojogos ou apenas curiosos sobre o tema, há poucas oportunidades melhores para mergulhar neste universo do que a Lisboa Games Week. Vemo-nos lá?

 

 

publicado às 12:17

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.